domingo, 5 de dezembro de 2010

Aroma de Ar Puro: crie um ambiente mais agradável com a ajuda da aromaterapia


Aroma de Ar Puro: Apesar da poluição em que vivemos é possível criarmos uma floresta para nós, com a ajuda dos óleos essenciais.
Aqui vão algumas dicas de sinergias para o ambiente, que você poderá usufruir em seu dia á dia em casa, no escritório, além de manter sua saúde.


Já que é praticamente impossível obter ar puro, principalmente nas grandes cidades, que tal improvisar e melhorar o ar e o ambiente de sua casa ou trabalho com óleos essenciais? Aromas mentolado ou canforado, como o Cipreste, Hortelã Pimenta, Hortelã do Brasil, Pinho Siberiano, Eucalipto Glóbulos e Alecrim possuem uma grande quantidade de moléculas de oxigênio em sua composição e por isso já oxigenariam o ambiente, melhorando a qualidade do mesmo. Além disso, estes óleos essenciais ainda acarretam a sensação de frescor, são estimulantes e revigorantes. Combinados a algum óleo essencial cítrico, como Limão Tahiti, Limão Siciliano ou Limette, entre outros, potencializam a função bactericida, além de funcionarem como neutralizadores, deixando o ar mais leve. Se quiser dar um toque de mato ou aquele aroma de floresta, de terra fresca, acrescente ainda um óleo essencial amadeirado, como Cedro, Vetiver ou Patchouli. Complete com Palmarosa, Petit Grain e Patchouli e tenha um ambiente muito agradável.

Não é só o ar que vai ficar mais leve: os óleos essenciais utilizados no preparo oferecem muitos benefícios à saúde, cada qual com suas propriedades. O Cipreste, por exemplo, é anti-séptico, adstringente, tônico respiratório, calmante e repelente de insetos, entre outros. É excelente para a circulação sangüínea, problemas de menopausa e menstruação, males respiratórios, tensão, nervosismo e falta de energia. O Limão, por sua vez, é antidepressivo, calmante e sedativo e favorece a concentração. Portanto, além de um ar muito mais puro, usando os óleos essenciais combinados, você fará bem à saúde de quem estiver no local.

Mas, atenção: você só terá resultados efetivos se usar óleos essenciais puros e de boa procedência. óleo essencial não é a mesma coisa que essência. A essência é um produto sintético e o óleo essencial é natural. Por isso, há uma grande diferença. Procure usar sempre o que há de melhor e não prejudique sua saúde.

Veja como preparar algumas sinergias para conseguir o aroma de ar puro no ambiente que deseja:

Num aromatizador elétrico ou réchaud, coloque 25 gotas de óleos essenciais (OE), sendo:

Sinergia 1:

5 gotas de OE de Vetiver
5 gotas de OE de Pinho Siberiano
5 gotas de OE de Petit Grain
5 gotas de OE de Eucalipto Glóbulos
5 gotas de OE de Hortelã Pimenta

Sinergia 2:

5 gotas de OE de Cedro
5 gotas de OE de Palmarosa
5 gotas de OE de Cipreste
5 gotas de OE de Hortelã do Brasil
5 gotas de OE de Ho Leaf

Sinergia 3:

5 gotas de OE de Palmarosa
5 gotas de OE de Cedro
5 gotas de OE de Limão Tahiti
5 gotas de OE de Lemon Grass
5 gotas de OE de Patchouli

Nenhum comentário:

Postar um comentário