sábado, 29 de outubro de 2011

Síndrome de fibromialgia - Como tratá-la - Dicas de tratamentos


A Síndrome de fibromialgia é uma forma comum de dor muscular generalizada e fadiga. A condição é referida como uma "síndrome" porque tem um conjunto de sinais e sintomas, que ocorrem em conjunto. (Um sinal é o que o médico encontra em exames; Sintoma é o que uma pessoa relata ao médico), então fibromialgia é muitas vezes incompreendida, como quase todos os seus sintomas são comuns em outras condições.
O que causa ou desencadeia fibromialgia?
Não há uma causa conhecida da fibromialgia. Diversos fatores, isoladamente ou em combinação, podem desencadear esse distúrbio. Uma série de tensões (doenças, traumas físicos, traumas emocionais, alterações hormonais) podem precipitar  problemas generalizados de dor, fadiga,  alterações do sono e  do humor, que são característicos da fibromialgia. Nos últimos anos, estudos têm demonstrado que os músculos, na fibromialgia são especialmente vulneráveis a diminuição da circulação e  apresentam pequenas lesões.
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é:
* Um termo que significa algias nos tecidos fibrosos do corpo (músculos, ligamentos e tendões)* Algias músculo-esquelética generalizada e (por vezes profundas), além do transtorno de fadiga para os quais a causa é desconhecida* Um diagnóstico de exclusão. Exames laboratoriais de rotina revelaram até as atuais pesquisas nada revelaram de anormal.
Critérios de diagnóstico consiste em:
* Algia generalizada em todos os quatro quadrantes do corpo por um período mínimo de três meses* Ter pelo menos 11 dos 18 pontos dolorosos que se aglomeram em torno das regiões do pescoço, ombro, peito, quadril, joelho e cotovelo do corpo* Uma condição invisível e muito individual.
Outros sintomas incluem:
* Rigidez em todo o corpo* Dificuldades cognitivas em "que estabelece" memória de curto prazo, de concentração, em ser esmagada facilmente, dificuldade em falar ou escrever palavras que você deseja usar, e não se lembra muitas vezes.* Sono não-restaurador* Problemas com a visão, equilíbrio e falta de jeito (ou seja, deixar cair ou bater em coisas, tropeçando).* Distúrbios digestivos (ou seja, crises recorrentes de diarréia e / ou prisão de ventre, e grande desconforto no estômago e no abdômen).* As reações alérgicas a substâncias comuns ou odores.* Hipersensibilidade ao tempo, padrões de luz, ruído, poluentes.* Incapacidade de tolerar o exercício.
Os sintomas principais
* A dor é o sintoma mais proeminente. Muitas vezes se sente em todo o corpo. Ela pode começar em uma região, como o pescoço e ombros e parecem se espalhar ao longo de um período de tempo. Dor da fibromialgia tem sido descrita em um número de maneiras diferentes: ardor, irradiação de dor,  musculatura tensa e dolorida. Para a maioria das pessoas com fibromialgia algum grau de dor está sempre presente. Dor é sentida principalmente nos músculos. Há um padrão específico de "tender points" que pode ser encontrado em um exame cuidadoso dos músculos.* Fadiga e distúrbios do sono. Aproximadamente 90% das pessoas com fibromialgia descrevem fadiga moderada ou grave, com a falta de energia, diminuição da resistência do exercício, ou o tipo de exaustão sentida com a gripe ou com falta de sono. A fadiga pode ser mais um problema do que a dor. Geralmente as pessoas com fibromialgia acordam cansadas. Estudos científicos indicam que a maioria das pessoas com fibromialgia têm padrões de sono anormais, especialmente com uma interrupção em seu sono profundo.* Os sintomas do sistema nervoso. Alterações no humor e pensamento persistentes são comuns. Muitos indivíduos se sentem para baixo, embora apenas 25% são realmente deprimidos. Muitos outros vão se sentir muito ansiosos. Geralmente a depressão e ansiedade parecem seguir o aparecimento dos sintomas da fibromialgia, e podem ser o resultado da fibromialgia e não uma causa dela. Algumas pesquisas mostram que pode haver uma "ligação biológica" entre a fibromialgia e algumas formas de depressão e ansiedade crônica. Como é frequentemente o caso com outras doenças crônicas,  podem relatar dificuldade de concentração ou executar simples tarefas mentais. Não há nenhuma evidência que estes problemas se tornem mais graves. Problemas semelhantes foram observados em muitas pessoas que sofrem de distúrbios do sono ou alterações de humor. Pessoas com fibromialgia podem ter uma sensação de dormência e formigamento nas mãos, braços, pés, pernas ou às vezes em seu rosto. Estes sentimentos podem sugerir outras doenças (síndrome do túnel do carpo, neurites ). Pessoas com fibromialgia freqüentemente submetidas a numerosos testes para outras condições, apenas para descobrir que os resultados dos testes são normais. 

* Outros Problemas. Dores de cabeça, especialmente a partir da tensão muscular e enxaqueca são comuns. Dor abdominal, inchaço, constipação alternanda com diarréia, que podem assemelhar-se a síndrome do intestino irritável. Espasmos da bexiga semelhantes `a bexiga hiperativa, podem causar urgência urinária ou freqüência desta. Pele e circulação são normalmente sensíveis a mudanças de temperatura e umidade, resultando em alterações temporárias na cor da pele.
Como é a fibromialgia é tratada?
O tratamento atual inclui:
* A medicação para diminuir a dor e melhorar o sono* Os programas de exercícios que envolvem alongamento muscular e melhorar o condicionamento cardiovascular* Técnicas de relaxamento e outras medidas para ajudar a relaxar os músculos tensos* Os programas educacionais para ajudar a lidar com a fibromialgia.
Aplicações de aromaterapia
Óleos essenciais podem ser muito úteis no alívio da dor, melhorando os padrões de sono, aliviando o estresse e tratar problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
Aplicação de misturas apropriadas
* Massagem suave dos músculos dolorosos* Banhos diários com óleos essenciais (Para transformá-lo em um banho de desintoxicação adicionar 2 punhados ( em média 10 colheres de sopa ) de Sal do Himalaya  à água do banho)* Inalação - uma gota no travesseiro à noite para ajudar ao sono* Lâmpada Difusor / aroma com uma mistura para tratar a ansiedade e / ou depressão.
Óleos Essenciais
Cada doente de fibromialgia tem suas experiências da síndrome em sua própria maneira original. Pessoalmente não acredito que há uma combinação certa de óleos para todos.
Óleos para dores musculares incluem:Manjericão, Eucalipto Glóbulos, Gengibre, Litsea Cubeba, Pimenta negra, Alecrim, Cipreste, Junípero, Noz Moscada, Mangerona, Hortelã Pimenta, Cravo, Canela. Além dos óleos vegetais de Andiroba e Copaiba, que além de serem antiinflamatórios potentes, eu mesma os testei em jogadores de futebol. Criei assim um óleo próprio, para todos os tipos de Algias, artrite e Artrose, E Fibromialgia, que trato muito em meu consutório, na earea da psicologia, uma especialidade minha de Depressão e Síndrome do Pânico, e que fui buscar na Aromaterapia minha aliada.
Óleos para insônia incluem: Manjericão, Tangerina, Lavanda, Mangerona, Sândalo  Amirys,e Vetiver.
Óleos para a depressão incluem: Manjericão, Bergamota, Sálvia Esclaréia, Grapefruit, Limão, tanto faz ser o Siciliano ou o Tahiti, Lemongrass, Litsea Cubeba, Lavanda, Mangerona, Gerânio, Vetiver e Ylang Ylang.
Óleos para a ansiedade incluem:
Manjericão, Bergamota, Sálvia Esclaréia, Grapefruit, Limão, tanto faz ser o Siciliano ou o Tahiti, Lemongrass, Litsea Cubeba, Lavanda, Mangerona, Gerânio, Vetiver e Ylang Ylang, Nos Moscada, Patchouli, Sândalo Amirys entre outros.
Espero ter esclarecido um pouco desta patologia e me coloco a disposição, para maiores esclarecimentos e para consultas, caso sejam necessárias.
Entrar em contato comigo pelo meu e mail para agendar consultas
samiamaluf@hotmail.com
Local de atendimento
Rua Desembargador do vale 243.
E um excelente final de semana para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário