sábado, 11 de junho de 2011

Como meditar com a Aromaterapia

Meditação não é exclusiva `a  nenhuma cultura em  particular ou a um grupo religioso ou espiritual. De um modo geral, a meditação induz `a  uma sensação de relaxamento para se tornar um líder receptivo à iluminação.
Considerando que a oração é o estado de falar com Deus ou com o Divino, em voz alta ou em silêncio,  sendo a meditação  o estado de silêncio e calma escuta, e  para ouvir a introspecção, a iluminação e a capacitação do nosso Divino Criador. A meditação permite-nos  relaxar a mente, focar em um determinado ponto de referência e tomar umas mini férias longe do estresse do dia.
O uso apropriado de óleos essenciais durante a meditação pode melhorar a experiência de aterramento, para você e pode  promover uma sensação de calma. Os óleos essenciais como o Vetiver, Sândalo, tanto o Amyris como o de Misoure,Cedro de Atlas, Patchouli  são de aroma de  terra. Outros óleos como Sálvia Esclaréia,, Lavanda e  Camomila Romana como sedativos naturais e podem melhorar o estado de meditação relaxado. Óleos como Olíbano, Mirra são ditos para melhorar a iluminação e uma conexão espiritual com o divino. Olhe para os óleos essencias, como poderosos auxiliares para a sua prática pessoal de meditação ou oração.
Ao meditar, eu pessoalmente prefiro usar um difusor de vela para difundir meu óleo  em minhas meditações,  selecionados e em mistura essencial para mim,  mas outros tipos de difusores podem ser usados.. Olhe em outros artigos meus receitas e dicas de refrescância podem ser adaptados para fazer a sua própria Sala de Meditação com  sprays.
Use a mistura abaixo, em seu  difusor como ponto de partida de idéias para criar suas próprias misturas de meditação pessoal. Tenha certeza que você entende de segurança e contra-indicações para cada óleo que você usa e que você saiba como utilizar correctamente o difusor.
Aterramento 
Blend  de Meditação Combine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
    
Sândalo 

    Patchouli
    Olíbano
    
Bergamota

Meditação - Iluminar e para oraçnaoCombine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
   
Mirra

   Olíbano
   Gerânio
Meditação - Relaxamento
Combine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
   
Mirra

   Patchouli
   Tangerina
    Lavanda
  E boa meditação. 


Inverno e Aromaterapia como tratar dos males desta estação

Trate os males do inverno – como gripes e resfriados – com métodos naturais

É só chegar o inverno e vêm epidemias de gripe e resfriado. Em ambos, há o incômodo da coriza durante o dia e do nariz entupido à noite. Além disso, a gripe, principalmente, faz-se acompanhar de dores no corpo, ardor nos olhos e, por vezes, febre e tosse. A dica de hoje vai para quem já está com o problema. Quem ainda não foi abatido, aproveite as sugestões para se prevenir ou mesmo para se aquecer.

Em dias quentes, recomendo tudo fresco e úmido. Dias frios, ao contrário, pedem ingredientes quentes e secos. E, claro, um bom chá para se aquecer. Junte a meio litro de água: 2 colheres de açúcar; 6 pedaços de canela; 6 cravos; uma noz-moscada bem quebrada; 3 anises-estrelados e um gengibre ralado. Deixe ferver todos os ingredientes por meia hora. Enquanto isso, agasalhe-se bem e depois beba a mistura.

Especiarias vindas, em sua maioria, do oriente, são ótimos ingredientes para aquecer o inverno. Use anis no chá. Tempere a comida com sabores exóticos – porém com moderação –, como alecrim, cardamomo, cominho e tomilho. Use também nozes, amêndoas e castanhas, ricas em nutrientes minerais antioxidantes. Controle a quantidade, por causa das calorias.

Para problemas respiratórios – como asma, rinite e alergias, causados pela poluição e desequilíbrios hormonais e nutricionais – o melhor produto é o limão, que ativa os anticorpos. O corpo precisa de pelo menos 3 gramas diários de vitamina C e uma das frutas mais ricas é o limão. Consuma pelo menos quatro por dia, espremidos e misturados em pouca água. O resultado é ampliado se puder fazer inalação ou aromatização com Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta, que privilegia o tratamento das vias aéreas.

Dores musculares, também comuns no inverno, podem ser prevenidas com gergelim e gengibre. Faça uma automassagem usando Óleo Essencial de Gengibre misturado a Óleo Vegetal de Gergelim. O gengibre – cuja principal função é ativar e aquecer o metabolismo e o corpo – pode ser substituído pelo limão, em dias alternados, para colaborar com a desintoxicação do corpo, causada pela maior ingestão de calorias. Não se esqueça: o limão é fotossensibilizante e pode manchar a pele. Portanto, cuidado ao enxaguar o corpo.

Nada como um escalda-pés para aliviar a sensação de mal-estar: em 2 litros de água quente, coloque 10 gotas de Óleo Essencial de Gengibre, 5 gotas de Óleo Essencial de Pimenta-Negra e 5 gotas de Óleo Essencial de Litsea Cubeba. Além de aquecer, a mistura favorece a circulação.

Outro problema que surge com a gripe são olhos congestionados e lacrimejantes. Faça compressas com chá de camomila (frio), durante 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia. Verá que o olhar ficará mais límpido e iluminado e até a visão vai melhorar. Além disso, observe estes princípios para manter-se saudável no inverno:

- Nos dias frios, a tendência das pessoas é beber menos água, mas, com o tempo seco e, por vezes, o aquecimento de ambientes, a necessidade de hidratação é ainda maior.

- Alimente-se a cada três horas, consumindo calorias cheias, como orgânicos, fibras e produtos naturais. Evite calorias vazias, como os carboidratos refinados.

- Faça exercícios, sem se esquecer do alongamento inicial e do relaxamento final, para evitar cãibras e contusões.

- Dormir bem é fundamental, principalmente se estiver resfriada ou gripada. Aqueça-se e procure dormir profundamente.