quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sobre Chakras e energia

Praticante de yoga, ou não,  eu aposto que você já ouviu falar da palavra "chakra". Por exemplo, eu ouvi dizer que ele pode ser aberto, harmonizado e até mesmo limpo (o que eu questiono, realmente). Mesmo que vários mestres já tenha escrito textos e livros sobre este assunto, decidi partilhar a minha visão de chakras a partir de uma perspectiva de um leigo, ainda não ser iluminado, de uma forma muito simples para baixo a caminho da terra. Irei tentar escrever um pequeno artigo sobre cada chakra,
Para começar, precisamos definir a palavra "prana". "Prana" na filosofia indiana ou "chi" na tradição chinesa é a energia vital que está por trás do movimento no mundo inteiro. Faz nosso coração bater, que faz girar os planetas e os rios correm. Ela permeia todo o universo e flui através dos canais de energia que estão penetrando nossos próprios corpos. A ciência ocidental descobriu uma rede de intrincados circuitos elétricos no corpo humano que é comparável à meridianos na medicina chinesa.
Ao lado de nossa coluna vertebral, o núcleo do nosso ser corre o principal "shushumna nadi"; em ambos os lados do mesmo executar outros dois principais "ida e pingala nadis". Todos os três se originam na base da nossa coluna vertebral e termina no topo do crânio, cruzando-se em 7 pontos no canal central de energia eólica fazendo girar nestes cruzamentos. Esses redemoinhos  são chamados de "chakras", ou rodas como traduzido do sânscrito. Eles são bolas coloridas de luz, que estão relacionados com diferentes aspectos de nosso ser, motivações e escolhas na vida, o nosso nível de desenvolvimento espiritual.
Assim como na pirâmide de Maslow, os chakras inferiores são relacionadas com as nossas necessidades básicas ligadas à existência material, enquanto as superiores têm a ver com planos espirituais superiores e de realizar o nosso potencial, pois eles são sobre estar sempre presente e atento em uma união com o nosso Eu verdadeiro. Quando os canais são obscurecidas por blocos que se desenvolvem ao longo de nossa vida, a energia não pode ser executado corretamente e os giros da energia tornam-se fracos e sem brilho. Várias práticas orientais são projetados para remover esses obstáculos para que a energia pode subir até o "chakra" do topo, em pleno poder de fazer todas elas brilharem muito. Eu acredito que os bebês têm esta praticamente sob controle, você pode até mesmo ver a sua fontanela pulsando com essa energia e observe seus seres puros, inocentes e abertos  parabrilhar através de seus olhos. À medida que amadurecemos e pegamos padrões de comportamento do nosso meio ambiente,  mergulhamos nas idéias e pontos de vista sobre o mundo e de nós mesmos, tornamo-nos mais desconectado do nosso verdadeiro eu e criamos vários blocos no corpo. Essas são as  experiência em uma aula de yoga, pois há que começar a lidar com eles - que pode ser doloroso em níveis físico, emocional e mental. Todos nós sabemos disso, não é?
Todas as tradições espirituais dizem que primeiro foi a energia. Lembre-se na Bíblia: "Primeiro foi a palavra". Palavra = som = energia de vibração. E energia tinha certa estrutura em torno do qual a matéria se formou. Os órgãos  da mesma maneira e muito complexos, os sistemas nervoso e endócrino se formaram em torno de nossas linhas de energia e chakras. É  uma viagem emocionante para aprender como o nosso físico, energético e mental  são aviões,e  estão interligados fazendo-nos ter emoções e nos comportamos e e pensarmos de determinadas maneiras.
Espero que você goste do meu post sobre chakras. Seja feliz, saudável e forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário